Criando uma COMDEC
1. O que é a COMPDEC?
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC é o órgão responsável pelo planejamento articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Proteção e Defesa Civil no âmbito do município.
2. Importância da Defesa Civil no Município.
Todos municípios, grandes ou pequenos estão sujeitos a efeitos de eventos adversos. Por isso, é fundamental que governo e sociedade estejam preparados para agir antes, durante e depois da ocorrência de um desastre. Desta forma, torna-se importante que nas cidades seja criada a Coordenadoria Municipal de Proteção e de Defesa Civil (COMPDEC) devidamente equipada, para que em conjuntos com os órgãos setoriais locais, possam atuar nas ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução, necessárias para reduzir os riscos, atenuar os impactos dos desastres e promovera segurança global da população.
3. Previsão Legal: (Lei 12.608 e Portaria 912-A)
4. Sugestão para estruturação para municípios pequeno e médio e grande.
- Municípios de médio e grande porte:
a. Área de Minimização de Desastres
– Setor de Prevenção de Desastre
– Setor de Preparação para Emergências e Desastre
b. Área Operacional
– Setor de Resposta e Reabilitação aos Desastres
– Setor de Reconstrução
c. Centro de Operações (com plantão 24 horas, para municípios de grande porte).
- Municípios de Pequeno Porte:
– Coordenador ou Secretário Executivo.
– Um técnico que irá desempenhas as atribuições de cadastramento e revisão dos recursos.
– Um setor técnico operativo que desenvolverá as atividades de minimização de desastres e emergências.
5. Passo a passo para formalização de uma COMPDEC
A formalização da COMPDEC se dá mediante os seguintes atos legais:
5.1. Mensagem à Câmara Municipal para encaminhar o Projeto de Lei de criação da COMPDEC (CLICK AQUI PARA BAIXAR O MODELO);
5.2. Projeto de Lei de criação da COMPDEC (CLICK AQUI PARA BAIXAR O MODELO);
5.3. Decreto de Regulamentação da Lei que cria a COMPDEC (CLICK AQUI PARA BAIXAR O MODELO);
5.4. Portaria de nomeação dos membros da COMPDEC (CLICK AQUI PARA BAIXAR O MODELO);
5.5. Portaria de nomeação dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CLICK AQUI PARA BAIXAR O MODELO).
6. Cadastramento da COMPDEC junto à CEPDECMA;
Click aqui e baixe o formulário para preenchimento, que posteriormente deve ser encaminhado para o e-mail cedecma@hotmail.com.
Clique aqui e veja se seu município possui COMPDEC cadastrada